I Z M I R

 

Izmir, na costa oeste da Turquia, à beira do Mar Egeu, é a terceira maior cidade do país, chamada de Pérola do Egeu, possuindo o segundo porto mais importante.
A cidade foi fundada no ano 2000 a.C., aproximadamente. No primeiro milênio Esmirna foi uma importante cidade jônica. Foi destruída pelos lídios no ano 600 a.C., se transformando numa aldeia miserável até que Alexandre Magno a reconstruiu no ano 300 a.C.
Foi capital da província romana na Ásia, ou seja, durante o Império Romano era a cidade mais importante depois de Roma.
. dia 13/05/2012 – Domingo – Pazar
‘Dia das Mães’ – Anneler Günü’

Voamos com a Pegasus.

www.flypgs.com

De taxi seguimos do Aeroporto de Izmir, Adnan Menderes Airport, para o Oglakcioglu Park Boutique Hotel, na 1366 Sokak nº 6 – Çankaya, onde chegamos por volta das 15 horas. 

No nosso comentário, postado na booking.com, registramos: “O Hotel é muito bom. O café da manhã é um banquete dos deuses, excelente. A localização foi escolhida em razão de ser próximo à estação de trens Basmane, tendo em vista nossa inteção de ir à Efeso/Casa da Virgem Maria. O funcionário Erol Kazan foi um facilitador. Mesmo com o pouco inglês dele e nosso, ajudou-nos na nossa intenção de ir a Efeso e, inclusive, nos deu a dica para nossa visita à Pergamo, que não estava na nossa programação. Ficamos muito agradecidos a ele.”

Após nos instalarmos, descemos para o almoço, no Emniuet Restaurant, em frente ao nosso hotel, onde experimentamos de sobremesa, ‘Lor Tatlisi’, uma ricota muito saborosa com framboesa em calda.

Após o almoço, caminhamos pela Fevzi Pasa Bulvari até a Basmane Gar para nos informarmos sobre os horários de trem para Selçuk.

Depois, retornamos pela mesma Fevzi Pasa Bulvari, indo até o Pier.

Embora seja uma cidade grande, Izmir nos pareceu, numa primeira impressão, que se confirmaria nos dias que se seguiram, menos ocidentalizada.
Se em Istambul falam um pouco de inglês, nenhum espanhol e muito menos português, em Izmir se fala menos ainda inglês e, claro, nenhum espanhol e muito menos português.
Apesar da dificuldade ainda maior de comunicação, isto não me assustou. Havia levado um dicionário bem basiquinho de português-turco e turco-português e aconteceu de ser necessário procurar no dicionário e apontar para que me entendessem. Nestes casos, se for preciso, desenho, faço mímica, o que for, mas com certeza não deixaria de fazer o que fui fazer em Izmir, visitar a casa onde Maria viveu após a morte de seu filho, Jesus. Foi minha homenagem a Maria e a mim mesma pelo Dia das Mães de 2012.

No próprio hotel, conseguimos um rapaz que muito gentilmente nos levou no carro dele, um Renault, à Casa da Virgem Maria, Éfesos e Pérgamo, o que facilitou e racionalizou, enormemente, todos estes nossos deslocamentos.

. dia 14/05/2012 – 2ª feira – Pazartesi

Neste dia, cumprimos nosso principal objetivo em toda esta viagem, planejada a partir do desejo de estar na Casa da Virgem Maria e, em seguida, em Éfesos, portanto, se quiser nos acompanhar, acesse Nosso Roteiro na Casa da Virgem Maria – Selçuk – Turquia (Ásia) 2012 e Nosso Roteiro em Éfesos – Selçuk – Turquia (Ásia) 2012.

No retorno a Izmir, descemos na Ataturk Caddesi e seguindo pela Mimar Kemalettin Caddesi fomos até a Saat Kulesi, Torre do Relógio, com 25 m de altura e construída em 1901, fica numa linda praça.

Seguimos, então, pela Konak Anafartalar Caddesi, almoçando numa de suas primeiras transversais, no Pizza Villa.

Continuamos pela Konak Anafartalar Caddesi até a Gazi Osmanpasa Bulvari, seguindo até o hotel pela Fevzi Pasa Bulvari.

. dia 15/05/2012 – 3ª feira – Sali

 

Saimos de Izmir para Pergamo (Bergama), acompanhados de nosso guia, num percurso de aproximadamente 100 km, no carro dele. Se desejar, nos siga em Nosso Roteiro em Pergamo.

De volta a Izmir, descemos em frente ao Konak Pier, aproveitando para conhecer este pequeno, mas agradável shopping, onde almoçamos no Mandolim Café, com vista para o Mar Egeu.

. dia 16/05/2012 – 4ª feira – Çarsamba

Deixamos o hotel por volta das 8 horas, nosso vôo, pela Pegasus, estava previsto para 10:40 horas, levando-nos de volta à Istambul.