Teresópolis – RJ

de 11 a 13/09/2019

foto Eliva

O grupo de amigos de golfe de meu marido resolveu, como fazem eventualmente, jogar no Teresópolis Golfe Clube, Avenida Presidente Roosevelt, 2222, Barra do Imbuí. Os maridos, todos muito gentis e apaixonados, convidaram as esposas para acompanhá-los e lá fomos nós na véspera, retornando no dia seguinte, para aproveitar um pouquinho dos maridos, dos amigos e da cidade. 

Escolhemos nos hospedar na Casa Catherine Guest House, Estrada Abelardo da Cunha, 1001 – Jardim Serrano, a 4 km do centro.

O Jardim Serrano, onde fica a casa, é limite com o Quebra Frascos, que, por sua vez, é ao lado do Golfe Clube de Teresópolis. Antigamente conhecido como Serrote, o Jardim Serrano está a mais de 1000 m de altitude, um sopro de oxigênio atravessado pela Estrada Aberlado da Cunha, via de terra que percorre toda sua extensão. O bairro é cortado por córregos e cachoeiras e faz fronteira com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, já tendo sido uma roça, voltada para a agricultura familiar. Hoje abriga charmosas residências e sítios cercados pela flora e fauna típica da Mata Atlântica e do Serrado de altitude. O Jardim Serrano se encontra a apenas 3 km dos dois centros turísticos de Teresópolis, de um lado o Alto, com a Granja Comary, a entrada da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Saint Gallen e o Viva Itália e do outro a Várzea, onde ficam a rodoviária, comércios e restaurantes mais populares de Teresópolis.

A Casa Catherine é uma Guest House, uma casa de família, onde os hóspedes podem usufruir dos espaços comuns da casa, como assistir filme da coleção de DVDs da casa na sala de TV, aproveitar o quentinho da lareira na sala de estar, pegar um livro para ler, jogos, além de poder usar a cozinha, embora haja também um menu.

O avô do atual dono do imóvel era francês, designer de móveis e fazia projetos de decoração e marcenaria para arquitetos brasileiros, tendo trabalhado com Sérgio Bernardes e colaborado na última reforma do Teatro Municipal. A avó, também francesa.

A casa foi inaugurada em 1979, um presente do avô para a esposa, Catherine. A casa tem tudo que eles amavam, muitos livros, antiguidades, arte, lembranças de viagem. Os dois gostavam muito de religião e filosofia e a casa tem variados livros.

O neto, Kieth Anthony Alexander Reid Rulhe, é casado, tem um filho, acho que 9 anos, e acaba de ver a família aumentar com a chegada de Zoê. A família mora na casa, em três níveis, com 6 suítes. Toda a casa é abastecida de uma fonte de água da propriedade. Kieth é extremamente atencioso e nos atende pessoalmente em tudo. A sensação é efetivamente de estarmos visitando um casal de amigos e com eles nos hospedado.

E ainda é possível usufruir da companhia de amiguinhos:

Na nossa chegada, antes mesmo de nos acomodarmos, nossa primeira parada foi no Viva Itália, Avenida Oliveira Botelho, 617 – Alto, a 50 m da Feirinha de Teresópolis. www.vivaitaliatere.com.br Aí almoçamos muitíssimo bem, na Cantina È Vero. A decoração, o clima, a música … tudo nos remete aos encantadores cenários encontrados na acolhedora Itália. O Viva Itália recria famosos ambientes italianos e além da cantina, tem o Mercatto Pastifício, onde se pode adquirir diversos produtos da culinária italiana, como pães de fermentação natural, torradas temperadas, pastas, antepastos, queijos, vinhos, massas produzidas artesanalmente … Há ainda a Doce Infância, onde são produzidos artesanalmente diversos sabores do verdadeiro gelato italiano, além de diversos tipos de cafés, chocolates, doces e tortas. De 3ª a 5ª feira, das 8:30 às 23:30 horas / 6ª feira, sábado e feriados, das 8:30 às 24 horas / domingos das 8:30 às 23 horas.

Nesse espaço, no final da área de estacionamento, há ainda a Casa de Boneca, uma loja encantadora, dedicada as artes manuais, decoração e papelaria.  A loja tem um ateliê igualmente encantador, onde há aulas de tricô, crochê, amigurumi, ponto cruz, tapeçaria, bordado livre, boneca e tear. As aulas são diárias e podem ser das 9 às 12 horas e/ou das 14 às 17 horas. Impossível resistir a tanto encantamento …

 

lado esquerdo da mesa: Lucia, Eliane, Eliva e Silvia
lado direito da mesa: Trigo, Milani e Grumbach

Fomos, então, conhecer nossa escolha de hospedagem e nos acomodarmos para as 19 horas estarmos na Vila St. Gallen, Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 – Alto. www.vilastgallen.com.br Uma experiência gastronômica, cervejeira e arquitetônica. Há uma loja de souvenirs e um espaço para as crianças. Estivemos no Pub da Vila, que funciona às 4as feiras das 19 às 24 horas, às 6as feiras e sábados, das 12 às 24:30 horas e domingos das 12 às 18 horas. A 1912 Trattoria funciona as 6as feiras, das 19 às 24 horas, sábados, das 12 às 24:30 horas e domingos, das 12 às 18 horas. Uma opção que exige reserva é o BierTour, um tour cervejeiro pela mini cervejaria, com explanação do processo de produção, ingredientes e estilos, finalizando com um bate papo e uma harmonização com 5 rótulos da casa. Às 6as feiras, às 15 e às 19:30 horas; aos sábados, às 13, 15, 17:30 e 19:30 horas; domingos, 12:30 e 14:30 horas; reservas atendimento@vilastgallen.com.br 

Há também uma Oficina de Cerveja Artesanal, aula prática, na qual se produz a bebida e os participantes voltam um mês depois para experimentá-la.

>>> Milani, Grumbach e Trigo <<<

A Cervejaria conta com seis rótulos fixos e uma cerveja da estação, sempre com ingredientes que remetem à época na região.

Atualmente, a Rota Cervejeira, fundada em novembro de 2014, tem 23 grandes e pequenos produtores da bebida, que surgiu na Mesopotâmia no ano 6000 a.C..

Na manhã seguinte, após um café da manhã com direito a uma vista esplendida, os maridos foram para o Golfe Clube Teresópolis e nós, as mulheres, visitar a Arabotânica, Estrada Francisco Smolka, 601 – Quebra Frascos, exposição permanente de orquídeas e plantas ornamentais, numa variedade, colorido e quantidade surpreendentes. Tudo bonito, arrumado, irresistível, impossível apenas ver. De 4ª feira à domingo, das 9 às 16:30 horas.

>>> foto Eliva <<<

>>> foto Eliva <<<

 

 

 

 

 

 

 

Os maridos almoçaram no Golfe Clube e nós no Burrata Empório e Bistrô, Avenida Oliveira Botelho, 499, loja 1 – Alto. www.burattabistro.com.br

lado esquerdo: Mauler, Milani e Trigo
lado direito: Breno e Grumbach

 

A noite nos deliciamos com as pizzas do Manjericão Casa de Pizza, Rua Flávio Bortolluzi Souza, 314 – Alto.

 

Todas as nossas escolhas foram perfeitas, dias perfeitos, temperatura perfeita, companhias perfeitas … Como não voltar …